Há aproximadamente um ano, chegou ao Brasil uma guloseima deliciosa, que só tive o prazer de conhecer alguns dias atrás. Sugiro que ninguém mais perca tempo para conhecer o picolé artesanal de massa premium ou sorbet da Diletto.
Para mim, a característica mais marcante, melhor ainda do que os sabores mais do que deliciosos, foi a textura de neve. Conforme dita a história da empresa, em 1922, na região do Veneto, o Nonno Vittorio Scabin era o responsável por fabricar os sorvetes, feitos a base de neve e frutas frescas, em seu vilarejo. A Primeira Guerra Mundial fez com que Vittorio viesse para o Brasil e, hoje, seus netos se encarregaram pelo negócio, adaptando o processo de produção dos picolés artesanais as novas tecnologias industriais.

Não sei como era o picolé original do Nonno, mas posso dizer que quando experimentei o Diletto de Limão Siciliano, que possui apenas 52 calorias (pros gordinhos que não entendem dessas coisas, isso é muito pouco!), tive a certeza de que aquilo estava o mais próximo de neve que encontraria no Brasil.
Os sabores são diversos: morango, abacaxi, papaia e manga, limão siciliano, framboesa, chocolate italiano, pistache, capuccino, tiramisu, coco malásia, ginaduia e menta e chorcolate. Eles são encontrados em vários St Marche, no Empório Santa Maria e na Casa Santa Luzia. O site não indica o Pão de Açucar como um ponto de venda, mas comprei vários no Pào de Açucar da Avenida Gabriel Monteiro da Silva, ontem mesmo. Sugiro que façam o mesmo!! Afinal, como o sábio Nonno dizia e, graças a Diletto podemos continuar dizendo: "La felicità é un gelato"!

P.S. - Nem esse frio consegue me fazer parar de tomar esses picolés!